Notícias

11.03.2021

Atitudes BIG: doações de clientes e colaboradores ajudam famílias na pandemia

Doações feitas por clientes e por colaboradores do Grupo BIG estão ajudando a garantir alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. No ano passado, o grupo criou o programa Atitudes BIG, que além de concentrar doações feitas diretamente pela empresa abriu a possibilidade para que colaboradores e clientes também pudessem contribuir.

As doações são repassadas para três organizações – Mesa Brasil Sesc, Amigos do Bem e Redes de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul – que convertem os valores em alimentos e distribuem nas regiões que atendem.

Recentemente, o Mesa Brasil recebeu repasses provenientes de doações de colaboradores do Grupo BIG e de clientes das lojas da rede. Com os valores, foram adquiridas 4.316 cestas básicas que beneficiaram mais de 17.200 pessoas em cinco estados das regiões Norte e Nordeste do país. Para decidir a destinação, foram levadas em conta as condições socioeconômicas da população e a conjuntura atual, considerando o avanço dos casos de Covid-19 e outras crises enfrentadas.

“Essas doações vêm sendo muito importantes porque a nossa demanda cresceu durante a pandemia”, afirma a nutricionista Cláudia Márcia Ramos Roseno, do núcleo de coordenação nacional do Mesa Brasil Sesc, que tem foco no combate ao desperdício de alimentos.

Ela conta que o perfil da demanda também mudou. Em geral, as unidades que fazem parte da rede em cada estado recolhem alimentos excedentes das unidades do varejo, da indústria e também do campo. Os produtos são distribuídos a cerca de 6 mil organizações sociais do país que atendem crianças, adolescentes, idosos, enfermos e dependentes químicos, entre outros grupos.

Normalmente, os produtos, que em grande parte são hortifrútis, ajudam a complementar as refeições desses locais. No varejo, por exemplo, são doados alimentos perto do prazo de vencimento e adequados ao consumo. Com a pandemia, muitas organizações foram fechadas, mas havia a necessidade de fornecer alimentos para as pessoas atendidas.

“Houve a necessidade de mudar o tipo de alimento e também a quantidade para ajudar o abastecimento da família. Então, com as doações, passamos a comprar cestas básicas”, explica Cláudia. Essa mudança fez com que o número de pessoas atendidas pelo Mesa Brasil, que era em média de 1,5 milhão por mês, atingisse 3,1 milhões ao final de 2020.

Confira aqui no site outras notícias de doações do Atitudes BIG para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e dos Amigos do Bem.

As lojas do Grupo BIG continuam recebendo doações do programa Atitudes BIG, que posteriormente são repassadas às organizações parceiras. Para doar qualquer valor, basta solicitar ao caixa no momento de pagar as compras. Os caixas também oferecem essa possibilidade aos clientes. No site do Atitudes BIG você também encontra informações para fazer doações diretamente para as organizações parceiras.

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes