Notícias

24.11.2020

Dia do Voluntariado: oportunidades para fazer a diferença em 2020

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia do Voluntariado, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para ampliar a reflexão e o envolvimento da sociedade em ações voluntárias. E este ano a data tem um peso diferente: se por um lado a pandemia ampliou a vulnerabilidade de muitas comunidades, por outro a generosidade também aumentou.

Segundo o monitor de doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, o volume atingiu um marco histórico nos primeiros meses após o início da pandemia. Porém, após os primeiros meses com grandes doações, vem registrando queda.

Por isso, neste Dia do Voluntário de 2020, indicamos três caminhos para exercitar a solidariedade e fazer a diferença mesmo mantendo o distanciamento social e os cuidados.

  • Doação de Sangue

Por causa da pandemia, o número de doadores de sangue despencou em todo o país. Em vários hemocentros, a situação é crítica. Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos que pese mais de 50 quilos pode doar. Nos hemocentros espalhados pelo país, estão sendo tomados cuidados com distanciamento e higienização. Em alguns locais, há a possibilidade de agendamento do horário, como é o caso do Hemocentro de São Paulo.

Clique aqui e localize o hemocentro mais próximo.

  • Voluntariado digital

Há muitas oportunidades para utilizar suas habilidades e talentos para contribuir com organizações sociais. Na plataforma Atados, por exemplo, é possível selecionar somente vagas a distância. O filtro também possibilita escolher por habilidade que o voluntário tem a oferecer e por tipo de causa que quer apoiar.

  • Doações em dinheiro

Organizações sociais de todo o país reforçaram sua atuação para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do coronavirus. Em muitos casos, é possível contribuir com o trabalho dessas ONGs com doações em dinheiro. Este texto indica organizações de norte a sul, explicando o foco de atuação de cada uma e como é possível contribuir.

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes