Notícias

11.03.2021

ESV mantém alto índice de inserção mesmo na pandemia

Um dos grandes diferenciais da Escola Social do Varejo (ESV) é o alto índice de inserção após o final da formação. Na média histórica, cerca de 80% dos jovens conseguem oportunidades no mercado de trabalho até seis meses depois de finalizar a formação. E mesmo com todas as dificuldades decorrentes da pandemia e o aumento do desemprego no ano de 2020, o índice de inserção da ESV se manteve bastante alto.

Para as turmas do primeiro semestre do ano, já atingiu os 80%. Para as do segundo semestre, está em 70% apenas dois meses após a certificação – e os esforços da equipe para apoiar a busca de emprego ainda seguem até junho.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É a maior taxa da série histórica com a atual metodologia, iniciada em 2012. A taxa geral de desemprego na população foi de 14,6%. A falta de experiência faz com que os jovens sejam mais afetados pela redução da oferta de postos de trabalho.

Para Edmilson Selarin Junior, gerente do Instituto Grupo BIG, o bom resultado é decorrente dos esforços redobrados da equipe responsável pela inserção e da busca de novas estratégias para encaminhamento dos egressos da formação inclusive dentro do Grupo BIG.

“Esses jovens são muito bem preparados e durante a formação tiveram muito contato com o tema varejo. Então, nossa a meta é absorver cada vez mais esses profissionais internamente, o que vem contribuindo para o indicador. Também temos melhorado nosso mapeamento das vagas nas áreas corporativas e lojas para encaminhamento dos jovens para entrevistas”, explica.

Sobre a ESV

A Escola Social do Varejo é um programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. Desde sua criação, em 2010, mais de 10 mil jovens já passaram pela formação. Atualmente possui núcleos em Osasco (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).

Para participar, é necessário ter de 17 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. A formação tem 330 horas, é gratuita e o certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão. Os jovens também recebem apoio e orientação para inserção no mercado de trabalho.

 

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes