Notícias

18.12.2020

ESV completa uma década formando jovens em ano de marcos e superação

O ano de 2020 foi um ano de marcos importantes para a Escola Social do Varejo. O programa, idealizado pelo Grupo BIG e que tem como parceiro técnico o Instituto Aliança, completou uma década de existência preparando jovens para o mundo do trabalho com foco no segmento do varejo.

Além disso, com a finalização das turmas do segundo semestre, mais de 10 mil jovens já passaram pela formação. Apenas neste segundo semestre, foram 293 certificados nos núcleos de Osasco (SP), Salvador (BA) e Recife (PE).

A cerimônia virtual de certificação, que aconteceu no dia 17 de dezembro, teve emoção, mensagens de superação e a sensação de dever cumprido. Além dos jovens e suas famílias, participaram do encontro representantes do Grupo BIG, do Instituto Aliança e de parceiros e apoiadores do programa.

Um dos principais destaques da ESV é o alto índice de inserção do mercado de trabalho após a formação. E os bons resultados se mantiveram neste ano atípico. A média de 80% já foi alcançada entre os jovens que fizeram parte das turmas do primeiro semestre. Entre as turmas do segundo semestre, mais de 40% têm emprego garantido na data da certificação.

Certificação da ESV segundo semestre de 2020

Preparação para o varejo

O ano de 2020 foi de grandes desafios. A chegada da pandemia do coronavírus logo após o início das turmas do primeiro semestre exigiu uma rápida adaptação da metodologia – que já era parcialmente realizada por Educação a Distância. Desde meados de março, todo o conteúdo passou a ser feito online.

As turmas do segundo semestre não tiveram nenhum encontro presencial. Assim como aconteceu com a certificação, até mesmo as etapas mais práticas de preparação para o varejo foram feitas em aulas pela internet. Isso aconteceu com o Visita Guiada, quando os alunos conhecem todas as etapas do funcionamento de uma loja e visitam também escritórios e centros de distribuição, e com a etapa de simulação para entrevistas.

O Aulão é o momento de troca de experiências de executivos do Grupo BIG com os jovens. Neste semestre, conversaram com os jovens Catia Porto, diretora executiva de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos, Kiko Campos, Diretor de Recursos Humanos e responsável também pelo Instituto Grupo BIG, e Marcelo Rizzi, ‎Chief Transformation Officer.

Os três contaram experiências que tiveram ao longo da carreira e responderam a questionamentos. A participação de Rizzi foi importante para esclarecer dúvidas dos alunos sobre a importância do e-commerce e as tendências da digitalização no varejo.

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes