Notícias

05.03.2021

Jovens, negras, mães, trans: mulheres diversas na trajetória da ESV

Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é para o Instituto Grupo BIG tempo de refletir e de celebrar as mulheres que constroem a Escola Social do Varejo (ESV). A história da ESV é marcada por mulheres em todos os seus elos. Elas são maioria entre os jovens que passam pelo curso e também na equipe de formação.

Entre os alunos que cursaram a ESV em 2020 nos três núcleos (Osasco-SP, Salvador-BA e Recife-PE), 68% eram mulheres. E essa prevalência também existe ao analisar os dados históricos. De 2009 a 2019, primeira década do programa, elas foram 66% dos mais de 8.800 jovens certificados.

Mas além dos números estão as histórias de vida de mulheres que transformam a ESV e são transformadas pela formação. Entre elas, estão negras, trans, jovens mães, mulheres que ajudam a melhorar a renda e a vida de suas famílias.

O programa que forma jovens para o mundo do trabalho tem como principal atrativo o alto índice de inserção no mercado, de 80% em média. E apoiar a empregabilidade de mulheres é um dos pilares de inclusão e diversidade do Grupo BIG, que, ao lado do Instituto Grupo BIG, contribui para a emancipação dessas jovens e para a construção de uma sociedade com mais igualdade.

Mariana Ribeiro, de 23 anos, é uma dessas jovens. Ficou grávida quando estava concluindo o Ensino Médio na zona leste de São Paulo. O filho, Davi, nasceu em 2015 e dois anos mais tarde ganhou uma irmã, Liz. Casada e com duas crianças, via suas oportunidades de construir uma carreira bastante reduzidas.

“Cheguei a conseguir um emprego em telemarketing, mas não foi uma boa experiência. Havia um preconceito por ter filhos. Eu carregava a alegria de ser mãe, mas também uma frustração por não me realizar profissionalmente”, conta.

Ela poderia ter se acomodado a essa situação. Mas em 2019 cursou a ESV em Osasco por indicação de um amigo. Ao final do curso, foi contratada como aprendiz na área de Recursos Humanos do Grupo BIG. Interessada pela área, fez faculdade de Gestão de Recursos Humanos e, nove meses depois, foi efetivada como assistente administrativo na empresa.

Nessa mesma época, se separou e passou a se responsabilizar sozinha pelo sustento e educação dos filhos. “A ESV me abriu muitas portas. Gosto muito do que tenho construído e hoje sei que ser mãe não me limita”, diz.

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes